
A ABC, American Broadcasting Company, foi formada em 1927 na cidade de Seattle como a segunda estação de rádio norte americana. Porém com o Crash da Bolsa de Valores em 1929 a estação acabou sendo absorvida pela NBC. Em 1941, o governo americano visando incrementar a concorrência, ordenou que a NBC vendesse uma de suas estações. A ABC, que na época se chamava Blue Network, foi vendida para Edward Noble, dono de uma cadeia de farmácias chamadas Rexall Drugstore, pôr US$ 8 milhões. Imediatamente Noble nomeou sua nova aquisição de American Broadcasting Company (popularmente conhecida como ABC). Porém Edward começou a ter muitos problemas com suas afiliadas e programas, não conseguindo fazer a ABC crescer. Ainda nesta década a emissora começou a produzir suas próprias séries e programas. Um dos primeiros programas produzidos pela emissora foi o “Play The Game” em 1946. Porém o primeiro programa produzido oficialmente pela emissora foi “On The Corner” com a estrela do rádio Henry Morgan no ano de 1948. Em 1954 a emissora emprestou US$ 500 mil para a Disney, recebendo em troca 35% das ações da Disneylândia e a concessão de poder explorar a alimentação dentro do parque temático. A histórica associação com a Disney teve início com a produção do programa “Disneyland”, que viria a se transformar no “The Wonderful World of Disney”. Na década de 60 lançou muitas inovações, como por exemplo, as primeiras transmissões separadas de AM e FM. Na década seguinte investiu na produção de mini-séries como “Rich Man, Poor Man” e programas como “Roots”. A ABC transformou a forma como as pessoas assistiam televisão, diversificando sua programação para os mais variados gêneros como o “NFL Monday Night Game” (lançado no dia 2 de setembro de 1970, tornando-se o programa esportivo mais assistido da televisão americana e o mais duradouro), “The Wild World of Sports”, o “ABC News Nightline” e séries de comédia e drama como “Happy Days”, “Charlie’s Angels” (conhecida como As Panteras), “Starsky & Hutch”, “Family” e “Laverne & Shirley”. Com o grande crescimento das redes de televisão, a ABC resolveu apostar em novos produtos como a ABC News, um canal de notícias e documentários com jornalistas como Peter Jennings, Barbara Walters, Ted Koppel, entre outros. Vieram outros canais da rede como a ABC Sports com programas, eventos, jogos e documentários esportivos, além da ABC Daytime que oferece programas como All My Children, Life to Live e The View com Barbara Walters. Em 1995 a ABC foi vendida para o Grupo Disney por impressionantes US$ 19 bilhões. Ainda nesta década a emissora lançou inúmeros programas e séries de sucesso como The Drew Carey Show, Good Morning America, Who wants to be a Millionaire, Spin City, NYPD Blue (1993), My Wife and Kids (2001) e Married to the Kellys (2003).